Teve início na quinta-feira, 28 de agosto, no Centro de Lazer da Família Metalúrgica, em Praia Grande, o 14º Encimesp (Encontro de Cipeiros Metalúrgicos de São Paulo).

O evento, cujo tema é “O trabalho como determinante no processo saúde-doença”, foi concebido pelo Departamento de Saúde do Trabalhador do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e contou na abertura com a presença de Miguel Torres, presidente do Sindicato, CNTM e Força Sindical.

Ele destacou a importância da organização para avançar na melhoria dos ambientes e na aplicação das normas de preservação, como a NR 12, que trata da proteção das máquinas e equipamentos.

“O Departamento de Segurança e Saúde do Sindicato tem tradição no movimento sindical. Em 1981, para desenvolvermos a organização dentro das fábricas, o caminho era eleger cipeiros com estabilidade e fazer o mapa de risco, para o Sindicato saber o que tinha dentro das fábricas e poder apontar os problemas, atuar e cobrar medidas. Conquistamos direitos por meio do Departamento e ganhamos prêmios por trabalhos desenvolvidos, como o Máquina Risco Zero – Nossa Meta”, lembrou Torres.

Fonte:CNTM