Como todos os anos, os Metalúrgicos do Estado de São Paulo estão em plena Campanha Salarial na busca por um reajuste de salários digno e pela manutenção de nossa Convenção Coletiva que nos garante benefícios muito além da CLT. Tempos difíceis de crise econômica e uma alta taxa de desemprego, já seriam motivos suficientes para dizer que esta será a mais complicada Campanha Salarial a ser enfrentada pelos trabalhadores e seus sindicatos. No entanto, a situação se complica ainda mais se considerarmos o fato estarmos passando por um período eleitoral no país bastante complexo.

No ano passado os trabalhadores já sofreram um forte golpe com a Reforma Trabalhista e seus sindicatos vêm lutando diariamente na busca de garantir nossos direitos conquistados através de anos de muita luta. Nas portas de fábricas, dentro dos locais de trabalho, em todos os espaços, temos alertado e mobilizado a categoria para enfrentarmos os desmandos dos patrões e do governo que tentam retirar a qualquer custo nossos direitos.

Agora estamos diante de mais um sério desafio e este tem data marcada. No próximo dia 28 de outubro, o país irá novamente às urnas para eleger o presidente que conduzirá os rumos da nação pelos próximos 4 anos e as opções que a população escolheu para este segundo turno são bem claras e distintas: de um lado, um candidato que defende a precarização do trabalho, o ódio e os interesses das classes dominantes e, de outro, um candidato que defende os direitos dos trabalhadores e que simboliza a representação dos mais pobres.

É claro que o sucesso ou a derrota em nossa Campanha Salarial está diretamente relacionada a escolha que fizermos nas urnas dia 28.  Portanto, a sorte está lançada e aí a responsabilidade pelo nosso futuro estará nas mãos de cada um de nós. Ou votamos em quem garantirá nossas conquistas ou naquele que está a serviço dos patrões. A decisão é de cada um, mas nossos direitos são de todos e a escolha errada poderá jogar todas nossas conquistas na lata do lixo!

 

Eliseu Silva Costa

Presidente da Federação dos Metalúrgicos do Estado de São Paulo