Nesta segunda, 29 de janeiro de 2018, na sede da Força Sindical, em São Paulo, o secretário regional da IndustriAll Global Union para a América Latina e o Caribe, Marino Vani, reuniu-se com a vice-presidente da CNTM (Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos), Mônica Veloso, e outros dirigentes das entidades sindicais brasileiras filiadas à IndustriAll.

Em pauta: a atual situação sindical, econômica, social e política no Brasil, as atividades da IndustriAll para 2018, incluindo a Conferência Regional no Panamá de 14 a 16 de maio, a Indústria 4.0, as Redes Sindicais de Trabalhadores e os projetos de incentivo a uma participação mais efetiva da juventude no movimento sindical.

“Vivemos um momento muito difícil no Brasil, de intensos ataques ao movimento sindical e aos direitos trabalhistas, sociais e previdenciários da classe trabalhadora brasileira. Nas lutas de resistência, tivemos no ano passado ações importantes do movimento sindical unificado, com destaque para o movimento Brasil Metalúrgico e para o Fórum Sindical dos Trabalhadores. Nosso objetivo é fazer com que a IndustriAll consiga ter uma maior participação em apoio às nossas lutas de resistência neste ano contra o fim dos direitos e em defesa da democracia no País”, diz Mônica Veloso.

Marino Vani falou sobre os desafios da IndustriAll em construir “poder sindical, com justiça social e cidadania para os trabalhadores”, criticou a terceirização e a perseguição ao movimento sindical e concordou que devem ser ampliadas as denúncias contra os ataques à classe trabalhadora mundial.

Participaram da reunião:

Marino Vani –  secretário regional da IndustriAll para a América Latina e o Caribe

Mônica Veloso – vice-presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos – CNTM/Força Sindical

Lucineide Varjão Soares – presidenta da Confederação Nacional do Ramo Químico – CNQ/CUT

Loricardo Oliveira – secretário-geral da Confederação Nacional dos Metalúrgicos – CNM/CUT

Maicon Michel – secretário de relações internacional da Confederação Nacional dos Metalúrgicos – CNM/CUT

Cida Trajano – presidenta da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Vestuário – CNTRV/CUT

João Batista Xavier da Silva – vice-presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Vestuário – CNTRV/CUT

Edson Dias Bicalho – secretário-geral da Federação dos Químicos do Estado de São Paulo – Fequimfar/Força Sindical

Josenildo Melo – assessor da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Vestuário – CNTRV/CUT

Hélio Rodrigues – secretário de relações internacionais da Confederação Nacional do Ramo Químico – CNQ/CUT

Eunice Cabral – presidenta da Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias do Setor Têxtil, Vestuário, Couro e Calçados – Conaccovest/Força Sindical

Por Val Gomes
Assessor de Comunicação da CNTM