Cerca de 1.200 metalúrgicos aprovaram, nesta sexta-feira (17), em assembleia no Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes, as propostas de acordo salarial feitas pelos grupos patronais 3 (autopeças),  Simefre (materiais ferroviários), Sinafer (artefatos de ferro e ferramentas) e Fundição, garantindo a renovação da Convenção Coletiva de Trabalho, com todas as cláusulas, incluindo as de estabilidade para os acidentados e portadores de doenças profissionais;  data-base 1º de novembro, reposição das perdas com a inflação (INPC) dos últimos 12 meses encerrados em outubro (de 1,8%), abono de 15% em três parcelas.

O acordo aprovado inclui cláusula de salvaguarda em relação à aplicação da reforma trabalhista, como proteção para que a gestante não trabalhe em local insalubre, obrigatoriedade das homologações serem feitas no sindicato, proibição à terceirização de atividades fins, e que as partes voltarão a se reunir em março de 2018 para discutir os impactos da lei (reforma) trabalhista.

Miguel Torres, presidente do Sindicato, expôs para os trabalhadores as dificuldades das negociações deste ano, que estão se dando sob o manto da reforma trabalhista e do desemprego.

“Nunca tivemos tantas agressões aos direitos dos trabalhadores. Entramos na campanha salarial com objetivo de defender a convenção coletiva, que garante proteção aos trabalhadores. Não recebemos contrapropostas de todos os grupos patronais, porque eles querem que os trabalhadores fiquem sem convenção, para aplicarem a lei trabalhista do jeito que quiserem. O acordo que celebramos é o parâmetro mínimo e vamos buscar acordos diretos com as empresas dos grupos que não chegaram a um entendimento conosco”, afirmou o presidente.

A Campanha Salarial é unificada. Reúne 53 sindicatos de metalúrgicos no Estado, filiados à Federação dos Metalúrgicos do ESP e à Força Sindical e envolve cerca de 700 mil trabalhadores.

 

 

MAIS INFORMAÇÕES

 

Miguel Torres – (11) 3388-1003/ 9.9623-1980

Presidente do Sindicato

 

Assessoria de imprensa do Sindicato

Débora Gonçalves: 3388-1062/ 9.4469-0449
Val Gomes – 3388-1060