O Sindicato dos Metalúrgicos de Piracicaba realizou (3/10) às 9 horas, a solenidade de formatura dos 100 alunos participantes dos cursos de qualificação e requalificação profissional, com o tema “Como se preparar para o mercado de trabalho”. O evento ocorreu no Clube recreativo da categoria (Avenida Dois Córregos, 3110).

Esteve presente na solenidade José Florêncio, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos; Juraci Goes, presidente da Associação dos Metalúrgicos Aposentados e Pensionistas de Piracicaba; Elírio Oriani, vice-presidente da Associação; Hugo Liva, tesoureiro do Sindicato; Manoel Castilho, diretor do Sindicato; Márcia Fagundes, advogada da empresa Caterpillar e Vanessa Zanuzzi, professora do curso.

José Florêncio, Bahia, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos, destacou a importância de auxiliar os cidadãos piracicabanos que buscam uma inserção no mercado de trabalho. “É o momento de amparar os trabalhadores principalmente neste período em que as demissões estão constantes”, destacou.

O curso faz parte de um modelo de sindicalismo cidadão desenvolvido no Sindicato, que compreende os trabalhadores nas fábricas e os seus familiares, antes de tudo, como cidadãos. Teve início em 11 de setembro, com duração de quatro horas, divididos em duas horas por semana.

Os temas abordados referem-se a resgatar as experiências de vida, criar portfólio de saber e habilidades; Criar o plano individual de recolocação profissional; O que o mercado espera dos profissionais de hoje; Suporte para a estruturação de currículo, cadastro de currículo on-line para distribuição; Como se preparar para a entrevista e dinâmicas de grupo; Onde e como encontrar uma oportunidade de trabalho.

Para Juraci Goes, Magal, presidente da Associação dos Metalúrgicos Aposentados e Pensionistas de Piracicaba, “o objetivo principal é o emprego, qualificar e requalificar o trabalhador lutando pela reinserção no mercado de trabalho”, comentou.

Por Erica Verissimo
Assessoria de Imprensa