top of page
Buscar

Dia 08/01: Não esquecer para que não se repita!



Infelizmente, o dia 8 de janeiro de 2023 ficou manchado pela estúpida ação de algumas centenas de pessoas que invadiram e depredaram os prédios dos Três Poderes em Brasília, inconformados com a legítima vitória de Lula nas eleições do ano anterior. Ali, mais um vergonhoso Golpe de Estado esteve prestes a ocorrer em nosso país, sujando mais uma vez a nossa História e ofendendo nossa democracia.

Amparados pelo discurso de ódio da extrema direita derrotada para a presidência nas eleições de 2022, setores civis e militares acharam por bem seguirem as orientações de seus líderes fascistas e reverterem na força o que a maioria decidiu nas urnas. Não deu certo!

Alguns foram julgados, condenados e cumprem penas. Outros fugiram do país e se dizem exilados. Os verdadeiros mentores e financiadores do Golpe encontram-se encurralados pela Polícia Federal e pela Justiça e, esperamos, que sejam punidos conforme manda a legalidade de nossa Constituição pelo crime de atentado à democracia. Os representantes dos “Patriotas que não respeitam a Pátria” pedem Anistia a todos mas, esperamos, que todos respondam pelos seus crimes e pela absoluta insensatez de defenderem um regime de ódio e perseguição política.

Definitivamente não existe nenhum motivo para se comemorar o Dia 8 de Janeiro. É preciso marcar a data em nossa História apenas para não ser esquecida e, desta forma, não deixar que os lamentáveis acontecimentos daquele dia se repitam.

Ainda que tudo possa parecer um passado distante, infelizmente toda a crueldade trazida pelo extremismo de direita continua presente em nosso cotidiano. Cabe, a cada um de nós que acredita na democracia, na verdadeira liberdade de expressão e em um mundo em que a justiça social esteja acima de tudo, nos mantenhamos atentos, ativos e unidos por estes valores!


Eliseu Silva Costa

Presidente da Federação dos Metalúrgicos do Estado de São Paulo

Comments


bottom of page